O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Cânions

Pouca gente sabe, mas o Brasil abriga alguns dos mais belos cânions do planeta. Alguns fazem parte do Parque Nacional Aparados da Serra e marcam a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um roteiro de três ou quatro dias pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra é suficiente para conhecer os cânions do Espraiado, do Funil, da Ronda e das Laranjeiras. Além de explorar outros pontos turísticos da região e comer das melhor gastronomia.

Cânion do Espraiado

 

Localizado a 45 km do Centro de Urubici, na estrada que leva a Serra do Corvo Branco. O Cânion do Espraiado faz parte do planalto do Campo do Padres. No fim de um vale extenso rico em vegetação, possui imponentes paredões esculpidos pela erosão ao longo de milhares de anos. Completa o cenário uma belíssima queda d’água de 90 metros.

Para acessar as terras é necessário contato prévio com os proprietários. Contato: (49) 3278-4835 / 98405-4653.

Cânion do Funil

Para chegar até a borda é necessário fazer uma longa trilha em uma imensidão de campos, escarpas e rochedos, mesmo a vista vale o esforço. A grandiosidade e o cenário de encher os olhos nos faz sentir pequenos. É possível optar por contratar um guia especializado que possui veículo 4×4. O passeio é radical. Situado em Bom Jardim da Serra, à esquerda da Serra do Rio do Rastro, e em uma altitude de 1.590 metros, recebe este nome porque a formação rochosa se assemelha a um funil.

Para acessar as terras é necessário contato prévio com os proprietários. Contato: (49) 99127-1014.

Cânion da Ronda

Após uma breve caminhada pelo Parque Eólico, em Bom Jardim da Serra, impossível não contemplar a beleza deste penhasco. A sensação é de estar no topo do mundo, sobre pássaros e nuvens. Com o dia limpo, dá para ver as cidades no pé da serra e até o litoral catarinense. O nome surgiu na época da passagem dos tropeiros. Os grupos paravam nas bordas dos cânions para descansar e um deles ficava responsável por fazer a ronda.

É necessário pagar uma taxa de R$ 10,00 ter acesso ao Parque Eólico e ao Cânion.

Cânion das Laranjeiras

O passeio até a borda do cânion é feito entre propriedades particulares. O percurso é sinuoso entre trechos com lama, pedras e muitos obstáculos. Após cerca de uma hora de caminhada o horizonte que antes parecia inacessível te recebe de braços abertos com um visual deslumbrante. É necessário percorrer o trecho acompanhado de um guia e importante carregar em uma mochila lanche e garrafinha de água. O cânion fica na localidade de Santa Bárbara, a 12 km de Centro de Bom Jardim da Serra.

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem