m
O Correio Lageano é o maior veículo de comunicação da Serra Catarinense e continua sendo uma marca sólida, sinônimo de credibilidade e confiabilidade.
Desenvolvido por

GO UP

Chama todo mundo. Aqui na Serra a mesa é farta

Na Serra Catarinense, reunir-se em torno da mesa é habitual, pois a maioria dos encontros entre familiares e amigos é ao redor de uma mesa farta, onde os ingredientes típicos da culinária estão presentes.

Aqui se toma “café com mistura”, essa expressão é característica da região. Sempre quando você visita a casa de alguém, não sai sem tomar um café completo, com pães, bolachas e bolos.

Por estas terras você vai se deparar com ingredientes de sabor marcante e uma comida caseira, feita de receitas que aguçam a memória, e fazem relembrar histórias, pessoas e lugares. Como uma sopa reconfortante de vó, um doce delicioso da tia ou o churrasco com amigos no final de semana. A culinária está intimamente ligada a boas lembranças, ela tem esse poder de despertar sensações emotivas.

Quem visita a Serra Catarinense é bem recebido, acolhido com hospitalidade e uma mesa farta. Mas o que faz essa comida ser tão especial e ter esse gosto caseiro? Culturalmente, o serrano tem alguns hábitos alimentares herdados dos tropeiros e dos imigrantes de origem europeia, como o consumo de carnes diariamente. As de gado e de porco eram as mais consumidas, depois criar galinhas tornou-se habitual e ave passou a ser incluída nos pratos típicos, muitas vezes até mesmo substituindo porco e gado.

Aqui comer bem e viver bem é essencial.