O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Conheça a Serra Catarinense

A Serra Catarinense está localizada no Planalto Sul de Santa Catarina e é um dos destinos turísticos mais procurados quando o assunto é inverno. O Brasil é um País tropical onde predomina o calor na maior parte das regiões, no entanto, na Serra Catarinense o inverno é uma estação bem definida e quando se trata de frio, é a referência. Santa Catarina é um estado que tem praia e serra, todo esse cenário a cerca de 200 quilômetros de distância entre eles.

A Serra cada vez mais tem se tornado um destino procurado pelos viajantes, não apenas por aqueles que adoram o frio do rigoroso inverno local, mas também pelas paisagens espetaculares. O frio é tão intenso que as temperaturas negativas são frequentes, chegando até mesmo a nevar em alguns pontos mais altos, como em São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Belezas naturais não faltam na espetacular paisagem, que é formada por cânions, vales, serras, montanhas, cascatas e cachoeiras.

 

Foto: Nina Velho/Divulgação

17
graus Celsius de temperatura negativa
2
horas do Litoral
18
municípios na região

Quem viaja pela Serra, vê passar pelos seus olhos a imensidão verde dos campos, contempla as matas de araucárias, ouve o canto das aves nativas, como os quero-quero, as gralhas azuis e as curucacas.

A sensação de tranquilidade vem da natureza, vem do acolhimento do povo serrano, sempre receptivo com um café com mistura à mesa, e a culinária reconfortante da comida caseira.

Mas não apenas de contemplação vive o turismo serrano, aqui há opções para o turismo de aventura, como as trilhas nas matas (trekking), escaladas, parques de aventuras com esportes radicais, como tirolesa, pêndulo, escalada e rappel.

Foto Caminhos da Neve: Lucas Oliveira Rocha/Divulgação

O turismo rural nasceu aqui como uma alternativa de renda às fazendas, que abriram suas portas, a partir dos anos 1980, para a visita de turistas e a imersão na vida do campo. Conhecer a rotina da lida campeira é uma das propostas desse modelo. Outra atividade realizada com frequência e também ofertada pelos hotéis fazenda, são as cavalgadas. Essa atividade é uma influência cultural dos tropeiros, que faziam longas viagens a cavalo para transportar cargas. Hoje é uma atividade de lazer e interação entre homem, animal e natureza.

Outra opção, para quem gosta de passeios mais urbanos, é a visitação em museus e patrimônios históricos. Este tem despontado como um novo roteiro turístico, que não decepciona na qualidade de belezas naturais, hospedagens e gastronomia.

Foto costela assada: Roger Fraga

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem