O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Gastronomia

A variedade cultural da Serra Catarinense se reflete na cozinha. Na mesa do serrano, o clima subtropical deixa sua marca em pratos calóricos e saborosos, ganham diversidade de ingredientes e cores. O pinhão marca a gastronomia local. Pode ser cozido, assado, utilizado como acompanhamento ou no preparo de receitas típicas como a paçoca de pinhão e o entrevero.

Semente da araucária, é um item muito presente no cardápio do outono e do inverno. Além de ser uma ótima opção de alimento para as regiões mais frias, o pinhão é fonte de carboidrato, proteínas, minerais e vitaminas.

O pinhão se destaca pela versatilidade e pelo sabor neutro, podendo ser utilizado em pratos doces e salgados. A forma mais comum de consumo é cozido, mas pode ser usado em diversos preparos, como paçoca e entrevero.

 

Foto costela de chão: Roger Fraga

Inúmeras são as opções gastronômicas. Destaque também para outros pratos típicos serranos, como quirera com costela de porco, churrasco, frescal, feijão tropeiro com torresmo, batata doce e moranga caramelizadas, entre tantas delícias e influências gastronômicas.

Ao longo do tempo a culinária serrana foi ampliada com a introdução de novos ingredientes, como a truta, peixe criado nos lagos e rios gelados da região, servido em várias versões. Só experimentando para conhecer. Aqui você encontra uma explosão de cores, sabores e aromas.

Influenciada por várias culturas, como a dos tropeiros que por aqui passaram e deixaram marcas, pelos italianos, caboclos e negros, tornou-se uma culinária riquissíma. Aqui, o sabor campeiro junta-se à comida caseira e formam o sabor serrano, uma comida que vale a pena ser degustada.

Restaurantes com a cara da Serra

 

Habituados a receber os turistas, os restaurantes, hotéis e pousadas investem em infraestrutura, mas não abrem mão de pratos da cozinha serrana. Alguns são marcas registradas, como o frescal, o pinhão, a rosca de coalhada, o doce de gila e os feitos a base de maçã, como tortas e geleias.

A cada ano surgem novos empreendimentos, que oferecem pratos diferenciados em ambientes confortáveis e decorados de forma tradicional, com muita madeira e adornos campeiros, ou modernos com iluminação indireta, vidros, climatização e som ambiente.

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem