O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Guia de turismo: Um parceiro de viagem

A Serra Catarinense possui centenas de destinos turísticos que podem encantar a diferentes perfis de visitantes: serras, cachoeiras, cânions, natureza exuberante, patrimônios históricos e uma diversidade temática que atende aos anseios daqueles que buscam o turismo de negócios, de gastronomia, de aventura, de arquitetura e até de arqueologia. Em meio a toda essa diversidade de opções, há um personagem que pode contribuir com a experiência do viajante: o guia de turismo.

Um dos mais importantes elos da cadeia produtiva do turismo, o guia contribui para enriquecer a viagem, atuando como anfitrião e auxiliando na comunicação, na criação de um ambiente propício ao sucesso da visita e, mais importante, na segurança do viajante.

O turista que viaja para a Serra Catarinense têm à sua disposição vários nomes que podem oferecer um leque de atividades, roteiros e informações para melhorar sua experiência e contribuir com serviços essenciais.

Dentro da Lei

Fotos trilhas: Rodrigo Becker/Divulgação

 

É fundamental que o guia de turismo ofereça informações qualificadas. Ele deve apresentar os melhores destinos e os melhores momentos para visitação, por meio das rotas mais seguras e mais ágeis para os turistas. Por isso, é fundamental o visitante escolher bem quem será o guia da viagem.

O guia de turismo é a única profissão do setor que é regulamentada por Lei. Exija que o guia apresente a credencial do Ministério do Turismo. Importante também que o viajante já inclua a contratação do guia de turismo no planejamento da viagem.

A legislação em vigor qualifica o guia de turismo como profissional cadastrado no Ministério do Turismo, cujas funções são as de acompanhar e orientar pessoas ou grupos de turistas ou viajantes, assim como transmitir-lhes informações, durante visitas, viagens ou deslocamentos no país ou no exterior.

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem