O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Museus

A história da região pode ser contada através do patrimônio histórico. Lages possui cinco museus: Thiago de Castro, Ferroviário, Maliverni Filho, Nereu Ramos e Alceu Reche. Em Bom Retiro, existe o Museu dos Imigrantes Italianos, em Bocaina do Sul, o Museu José Maria Coelho, e em São Joaquim, o Museu Histórico Municipal. Conheça melhor cada um deles:

Museu Thiago de Castro, em Lages

Tem sua formação a partir de uma coleção particular. Danilo Thiago de Castro reuniu a maior parte dos objetos, livros, jornais, fotografias, mapas, discos entre outros acervos que hoje encontram-se no museu. Elementos representativos da história de Lages e Região Serrana de Santa Catarina. Em 1962, o acervo é reconhecido de utilidade pública. São mais de 60 anos de serviços prestados à comunidade serrana através da guarda, preservação e difusão de elementos de sua história.

Museu Ferroviário, em Lages

Em 24 de abril de 2013, foi inaugurada a ferrovia “Memórias do Primeiro Ferroviário”. Com mais de 700 metros, é percorrida pela locomotiva “Jaguarizinho”, que foi tombada em 1956. Após mais de 50 anos desativada, foi totalmente recuperada em 2011, e hoje proporciona passeios previamente agendados.

Já os mais de 150 anos do mais antigo e tradicional Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro são contados através do acervo no Museu Ferroviário, no 1º Batalhão Ferroviário.

Museu Malinverni Filho, em Lages

Possui cerca de 3.800 peças entre esculturas, pinturas, poemas, documentos e objetos particulares que referem-se à vida e ao trabalho do artista Agostinho Malinverni Filho. Hoje o Museu é coordenado pelo filho do artista – Jonas Malinverni e Maria do Carmo Lange Malinverni – esposa do artista.

Memorial Nereu Ramos, em Lages

Inaugurado em 03 de setembro de 1992. Seu acervo constitui-se de fotos, documentos, e objetos pessoais que pertenceram a Nereu de Oliveira Ramos – advogado, jornalista, e que, de 11/11/1955 a 31/01/1956 ocupou o cargo de Presidente da República.

Museu Alceu Reche, em Lages

Alceu Reche inicia sua coleção em 1993 através de doações de familiares: uma máquina de costura doada pela sogra, um ferro de passar roupa doado por tios e um telefone à manivela doado pelo irmão. Hoje o acervo conta com mais de 5.000 peças e continua se constituindo, com frequência são recebidas doações vindas de Lages e região e também de outros lugares.

Museu José Maria Coelho, em Bocaina do Sul

Localizada em Bocaina do Sul. Uma coleção de pertences antigos dos colonizadores da região formam o acervo do Museu José Maria Coelho, junto à Casa de Cultura. Objetos como utensílios domésticos, ferramentas, livros, pedras, entre outros, contam um pouco da história dos antepassados imigrantes alemães e população indígena kaigangs e xoklengs. Recebe este nome para homenagear um violeiro contador de causos e lendas, guardador de relíquias e histórias. Um lugar de valorização da memória e dos patrimônios locais.

Museu da Memória dos Imigrantes Alemães, em Bom Retiro

Localizada em Bom Retiro. Totalmente restaurada, a casa germânica abriga em seu acervo centenas de fotos, livros, bíblias, ferramentas, móveis e objetos pessoais que pertencem aos imigrantes alemães, das décadas entre 1860 a 1960. Próximo dali, é possível ver o Morro do Trombudo, onde, em 1791, foi afixado por Alferes Antonio Marques de Arzão, o marco delimitando os limites das províncias de Santa Catarina e São Paulo.

Museu Histórico Municipal, em São Joaquim

Localizada no centro, a casa tem um acervo que mostra a história da cidade e de seu povo por meio de objetos que retratam a cultura local, a lida de campo, o ciclo madeireiro, o tropeirismo e a influência dos colonizadores. A maioria dos utensílios domésticos foi doada por famílias da comunidade. Também faz parte do acervo, uma coleção de revistas e livros do jornalista e empresário Assis Chateubriand, conhecido como Chatô, um dos homens mais influentes do País em seu tempo.

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem