O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Observação de aves

A Serra Catarinense é composta por uma rica floresta de mata atlântica, considerada com a maior biodiversidade do mundo. Tem características de mata mista, de floresta de araucária, floresta ombrófila mista e campos de altitude. Toda esta vegetação e acidentes geográficos proporciona o surgimento de inúmeras espécies de pássaros.

Cerca de 60% do total encontrado em Santa Catarina foi registrada na Serra Catarinense, o que dá uma média de 350 espécies encontradas. O papagaio-do-peito-roxo, o pica-pau-de-banda-branca e o urubu-rei são alguns representantes deste bioma.

 

Foto garça: Adam Marques/Divulgação

Papagaio Peito Roxo - Crédito Divulgação

A fauna e a flora têm chamado a atenção e ocasionado o surgimento de uma nova atividade turística: o birdwatching ou observação de aves. Este hobby é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente.

Também é uma excelente oportunidade para interagir com outras pessoas, fazer novos amigos, intensificar relações interpessoais e compartilhar o conhecimento. Busca a conscientização ambiental, promove o uso sustentável dos recursos, é economicamente viável e envolve as populações locais.

 

Foto papagaio do peito roxo: Divulgação

Cabeça de Frade - Crédito Adam Marques
Um turismo diferente

Viajar para observar aves é uma prática que vem ganhando os roteiros de viagem da Serra. O birdwatching já atrai turistas de todas as partes do país e exterior. Aventurar em meio às matas de florestas araucárias para observar aves é um exercício de paciência e ao mesmo tempo de recompensa.

É necessário caminhar lentamente e em silêncio, usar trajes com cores discretas, evitar movimentos bruscos, respeitar uma distância mínima para que o animal não se sinta ameaçado, usar binóculo, estar acompanhado, de preferência, de um guia de aves e começar pelas aves a sua volta.

 

Foto Cabeça de Frade: Adam Marques/Divulgação

 

Espetáculo dos charões

O município de Urupema se destaca como destino de turismo de observação de aves em Santa Catarina. Um espetáculo à parte é o papagaio-charão. Entre os meses de março e junho, esta espécie migra do Rio Grande do Sul para se alimentar do pinhão. Nesse período, milhares dessas aves enfeitam os céus de Urupema.

O Festival do Papagaio-Charão e do Papagaio-de-Peito-Roxo é realizado anualmente no final do mês de abril ou início do mês de maio. É de ficar encantado com o show proporcionado pela revoada.

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem