O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Patrimônios históricos

Casarões do século 19 e construções do século 20 ajudam a contar a história da região. Edificações que remetem ao passado, a memória coletiva e a identidade.

Entre 2000 e 2001, a Fundação Catarinense de Cultura direcionou o seu olhar para a preservação de bens materiais móveis em Lages. Dos 17 prédios tombados, 14 são deste período.

Construídas em estilos colonial, neoclássico e eclético, seguem a tendência da maioria dos patrimônios históricos tombados em solo brasileiro. Os patrimônios históricos de modo geral, além de serem parte da história de Lages, são atrativos turísticos para a região.

O Centro Cultural Vidal Ramos, por exemplo, após sua revitalização, entregue em agosto de 2016, recebe diariamente pessoas interessadas em visitar o prédio. Grupos de turistas são recebidos no local por monitores que saciam a curiosidade a respeito da arquitetura do prédio e história da antiga escola.

 

Conheça outros prédios que são patrimônios

Conventinho Frei Rogério

Catedral Diocesana

Prefeitura de Lages

Casarão Juca Antunes

Antigo Fórum, atual Museu Histórico Thiago de Castro

Casa na Rua Correia Pinto, atual Lojas VF

Cine Teatro Tamoio

Igreja e Convento Franciscano São José do Patrocínio

Colégio Santa Rosa de Lima

Fazenda Caruju na Coxilha Rica

Mercado Municipal

Igreja Presbiteriana

Cacimba

Antiga Cúria Diocesana

Teatro Marajoara

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem