
Temperaturas negativas
Explorar este país é realmente fantástico! Ainda mais em uma região onde a neve é um espetáculo a parte.
Galeria de fotos: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação
As temperaturas mais baixas registradas no País estão na Serra Catarinense. Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema lideram como as cidades mais frias. As paisagens congelantes do inverno serrano encantam. Os campos verdes ficam brancos, cobertos pela geada ao amanhecer.
A neve é um fenômeno registrado anualmente na região. Quando os cristais de gelo caem, sob os olhos de quem tanto espera para presenciar essa cena, o encantamento toma conta. As praças ficam lotadas de turistas na expectativa de poder tocar os flocos de gelo e fazer bonecos de neve.
Temperaturas negativas como até -17ºC foram registradas na Serra, com sensação térmica de cerca de -30ºC.
Foto: Mauricio Pezzi/Divulgação
Foto Home: Mycchel Hudsonn Legnaghi/Divulgação

Foto: Leonardo Felipe Tenfen/Divulgação
Foto 1: Suzani Rovaris
Foto 2: Mycchel Hudsonn Legnaghi/Divulgação
As pousadas costumam ficar cheias nesse período e há até quem opte por passar a madrugada dentro do carro ou em trailers, aguardando a neve. É como se as praças virassem um grande observatório, onde milhares de pessoas estão na mesma expectativa. Esse clima é contagiante.
Em Urupema, há um ponto turístico chamado “Cachoeira que Congela”, que nos dias mais frios, como sugere seu nome, tem a queda d’água congelada, formando um belo espetáculo da natureza. Há também o lago da praça central, que fica congelado com as temperaturas negativas. Em São Joaquim, na praça Cesário Amarante, as árvores congeladas são a atração. A prefeitura prepara as cerejeiras com mangueiras de água, para que com o frio da noite virem cristais de gelo.
Em cada cidade há um ponto de informação ao turista, que geralmente fica nas áreas centrais onde são informados os pontos turísticos, acessos e localização.
Vale lembrar
O turista que se prepara para vir à Serra, em dias de muito frio, deve estar atento às condições da estrada, pois é comum a camada de gelo na pista, o que exige maior perícia na hora de dirigir.