O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Turismo religioso

O turismo religioso é um dos destaques da Serra Catarinense. A fé está enraizada na cultura do povo e mobiliza a vida de pessoas até hoje. Peregrinos vêm de todas as partes do Brasil viver esta experiência na terra dos tropeiros. Igrejas, santuários, monumentos e grutas são a expressão da devoção e amor que o povo cultiva. Além das manifestações da religiosidade cristã, a Serra recebe aqueles que buscam desenvolver a espiritualidade por meio de outras crenças.

Muito procurado por famílias e pessoas da terceira idade, o turismo religioso acontece o ano inteiro. Para aqueles que desejam praticar a sua fé em lugares especiais ou apenas conhecer monumentos religiosos historicamente importantes para a vida dos serranos, na região existem diferentes roteiros e atrativos turísticos.

Alguns perfis de viajantes preferem lugares cercados de belezas naturais em abundância, como as grutas facilmente encontradas em todos os municípios da região, outros optam por vivências em igrejas e templos, conhecendo assim sua arquitetura, vitrais, imagens, símbolos.

Entre os destinos mais procurados são a Catedral Diocesana, por sua beleza e imponência, no Centro de Lages. Ainda em Lages, o Morro da Cruz, muito visitado na Sexta-Feira Santa, onde fiéis de todos os lugares sobem os 500 degraus. A vista deste lugar para a cidade é esplêndida.

Em Lages também existe a Mesquita Islâmica, construída em estilos orientais caracterizando-se por um minarete e por não possuir bancos no salão do templo.

E a Igreja Presbiteriana, que possui arquitetura do prédio germânica, influência dos missionários que participaram da sua construção.

Fé e devoção

Em Bom Retiro, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida é uma homenagem à padroeira. Anualmente no dia 12 de outubro ocorre a Festa em Honra a Nossa Senhora, com uma média de público superior a 15 mil pessoas que lotam as instalações do Santuário localizado às margens da BR 282, no km 143.

Conheça os municípios da Serra Catarinense
Escolha os roteiros turísticos que mais combinam com sua viagem