O portal de turismo NaSerraCatarinense é uma plataforma do Correio Lageano. Foi criado para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região, oferecer informações e serviços e contribuir com todos que buscam experiências marcantes. Saiba mais

Desenvolvido por
Siga o CL+
GO UP

Um passeio entre as vinícolas

A Serra Catarinense oferece um roteiro deslumbrante entre as vinícolas nas áreas mais altas. Reserve um ou dois dias para conhecer a história, a cultura e os sabores que cada uma delas oferece. A maioria das vinícolas concentra-se em São Joaquim, lugar de beleza natural ímpar, com seu morro e vales. Mas Bom Retiro, Urupema, Urubici e Campo Belo do Sul também formam a rota dos vinhos.

Sugerimos que o passeio seja feito de carro, pois as vinícolas ficam distantes uma da outra, a maioria sobre o pico de morros. É por isso, que a experiência de degustar um excelente vinho só se torna especial porque a vista para o horizonte é encantadora.

São Joaquim

Se você vai subir pela Serra do Rio do Rastro, a primeira parada é São Joaquim, que fica ao lado de Bom Jardim da Serra. Sugerimos começar o dia cedo para conhecer o maior número de vinícolas.

  • Vinícola Boutique D’alture
  • Vinícola Hiragami
  • Vinícola Leoni Di Venezia
  • Vinhedos de Monte Agudo
  • Pericó
  • Quinta da Neve
  • Sanjo
  • Vinícola Suzin
  • Villa Francioni
  • Villaggio Bassetti
  • Vivalti

Parada obrigatória

Casa do Vinho

Se você está passando pelas ruas de São Joaquim, precisa conhecer a Casa do Vinho, um paraíso para quem busca os melhores rótulos da Serra Catarinense e de outras regiões. Está entre as 10 melhores lojas de vinhos do país. O proprietário, senhor Vilson, é conhecido por um carisma único e atendimento especial.

Campo Belo do Sul

A 950 metros de altitude, encontra-se a Vinícola Abreu Garcia. Mais uma incrível vinícola da região serrana que merece a visita. Sugerimos dedicar mais tempo para conhece-la, pois ela fica na localidade de Alto Travessão, interior de Campo Belo do Sul. Uma estrada de chão, com muitas bifurcações, levam até a Fazenda Nova Dela Costa. Por isso, é fundamental ligar e agendar a visita, principalmente para pedir algumas dicas sobre o trajeto.

Urupema

É cidade mais fria do Brasil que está localizada a Vinícola Urupema. Seus vinhedos estão a uma altitude de 1400 metros, onde o verão é ameno e o inverno rigoroso com registro de geada, neve e sincelo (congelamento do orvalho).

Bom Retiro

Neste verdadeiro paraíso, a Fazenda Bom Retiro, a Vinícola Thera espera você. Uma parada aconchegante e saborosa em meio a uma paisagem deslumbrante. Você pode dedicar a manhã ou uma tarde para conhecê-la, fica na SC-110, entre Bom Retiro e Urubici. A estrutura é preparada para receber eventos como casamento, aniversário e corporativos.

Urubici

Esta cidade historicamente turística tem mais um motivo convidar os viajantes de plantão a incluí-la em suas rotas. Casa Cervantes e Serra do Sol colocam Urubici na rota de passeio dos amantes por vinhos. A cidade é bem estruturada com pousadas, restaurantes e pontos turísticos naturais. Para completar o roteiro, é interessante para algumas horas para conhecer e degustar os sabores dos vinhos finos.